Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Agricultores de Monte Alegre de Sergipe recebem certificados do Cadastro Ambiental Rural

O Assentamento Nova Canaã é um dos assentamentos do Banco da Terra mais antigos da região do Alto Sertão Sergipano, onde 30 agricultores foram beneficiados com o financiamento da terra e dos projetos produtivos ainda no ano de 2001. Recentemente conseguiram a quitação da dívida da terra através da negociação direta com o próprio banco e avançam em passos largos na obtenção definitiva das Escrituras da Terra.

A articulação contou com a participação direta do Psicologo, Dr Odilar que juntamente com o Presidente da Associação, Daniel de Santana, procuraram as autoridades do estado para assim efetivar a atividade de georreferenciamento para obtenção do Cadastro Ambiental Rural.

Toda a demanda foi apoiada por Alexandre Figueiredo que mobilizou técnicos da EMDAGRO local. Tudo aconteceu através da parceria e colaboração do Técnico Marcio Conceição e do Estagiário Izaque Almeida.

Por meio do Governo do Estado, 30 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), foram entregues na manhã desse domingo (05/08), no município de Monte Alegre.A cerimônia bastante simples foi realizada no Assentamento Nova Canaã, ontem, e contou com a presença do Capitão Lemos ( Representando Alexandre Fuguereido), Dr. Odilar, Izaque Vieira (Portal Sou de Sergipe), Daniel de Santana (Presidente Associação), Izaque Almeida (Estágiario da EMDAGRO) e a comunidade no geral.

Com a regularização ambiental das suas terras, os pequenos proprietários rurais como Jasiel de Santana e Derivaldo Bonfim que receberam os seus certificados, estarão aptos a solicitar concessão de crédito agrícola a instituições financeiras. Além disso, o cadastro beneficia a gestão ambiental no estado, dando ao governo um controle maior sobre as reservas legais e áreas de preservação das propriedades rurais

Cadastro Ambiental Rural

No âmbito do Estado de Sergipe, o governo vem ampliando o CAR, incluindo mais informações para auxiliar a fiscalização e regularização ambiental em território sergipano.

O CAR é uma ferramenta pilar da política de regularização ambiental no Brasil, e foi instituído como registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O agricultor Armando, de 50 anos, se emocionou em receber o título. “Sempre fui da agricultura, planto até hoje e a partir de agora a terra é minha e da minha família e ninguém tira”.

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

COMENTE!