Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Hemorroidas: O que são, causas e tratamentos

Você mexe no celular muito tempo quando está sentado no vaso sanitário? Conhece alguém que tem ou teve hemorroidas? É disso que trataremos aqui.

O que são hemorroidas?

Os vasos sanguíneos que nutrem a parte final do intestino são chamados de hemorroidários ou hemorroidas, quando eles dilatam e saem do seu local habitual causando sintomas, há o que se chama de doença hemorroidária ou hemorroidas.

Essa doença é muito comum e grande parte da população irá apresentar algum sintoma relacionado à ela durante a vida. O sinal mais comum é a presença de sangue, geralmente de coloração vermelha viva, durante as evacuações, tingindo a água do vaso sanitário.

Esse sangramento, indolor, pode ser muito discreto, notado ocasionalmente somente no papel higiênico, ou volumoso, chegando a causar anemias graves.

Presença de nódulo ou caroço volumoso ou dolorido na região anal pode indicar complicação das hemorroidas, e é o que se chama de trombose hemorroidária. Neste caso é importante procurar atendimento médico imediato.

Existem outras doenças que também causam sangramento nas fazes, por exemplo:

  • Doença diverticular
  • Doenças inflamatórias
  • Tumores no intestino

Causas das hemorroidas

A teoria mais aceita e atual considera que a doença hemorroidária está relacionada à perda de sustentação das veias do canal anal, com consequente saída delas dilatadas através do ânus.

Alguns fatores podem contribuir para que as hemorroidas causem sintomas, dentre eles esforço evacuatório prolongado, por exemplo, ficar sentado no vaso sanitário durante muito tempo mexendo no celular ou lendo jornal, além de diarreia, gravidez, trauma local ocasionado pela manipulação do papel higiênico no ânus e constipação crônica – popularmente conhecida como intestino preso e que leva a evacuação de fezes muito endurecidas e traumáticas.

Pimenta piora as hemorroidas?

A pimenta parece piorar os sintomas de algumas doenças que são confundidas com as hemorroidas, como a fissura anal, porém, não foi demonstrado associação entre o desenvolvimento de doença hemorroidária ou a piora dos seus sintomas com a ingestão de pimenta.

Tipos de hemorroidas

As hemorroidas nem sempre são visíveis ou palpáveis, existem as externas e as internas. As primeiras classificam-se em quatro graus, no primeiro apresentam sangramento mas não saem pelo ânus, e somente são visíveis por meio de exame específico. No segundo, saem durante a evacuação e retornam espontaneamente logo após. No terceiro, é precisa auxílio das mãos para recolocá-las para dentro, e no quarto elas ficam para fora o tempo todo, não sendo possível recolocá-las para dentro mesmo com o auxílio das mãos.

Tratamento

Baseado na observação do paciente e no exame físico, o médico propõe o melhor tratamento, que pode ser desde a mudança de hábitos de higiene e alimentares, até cirurgia.

É comum as pessoas acharem que todos os problemas no ânus se relacionam à hemorroidas, porém, existem muitas outras doenças que podem afligir essa região, e por conta disso seguir receitas encontradas na internet ou tratamentos recomendados por vizinhos ou familiares, sem antes ter um diagnóstico efetuado por um médico especialista, não é uma boa opção. Você pode até ter um tumor no intestino e estar tratando de forma errada, como se fosse uma hemorroida.

Para hemorroidas, o médico mais indicado é o cirurgião do aparelho digestivo ou um coloproctologista.

 

Paulista de Taubaté, Aldo José dos Santos é médico generalista graduado pela UNITAU. Colabora também no portal Leet Doc.

COMENTE!