A festa do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro do Município de Monte Alegre está completando 77 anos de festa e 50 anos de novenário. Portanto nada melhor que contar um pouco sobre a história e tradição desta Paroquia.

A equipe do Portal Sou de Sergipe esteve com a professora de História Suely Lima e Junior Assunção, ambos representantes da Igreja Católica local.Aconteceu uma troca de informações onde foi passado  diversas informações a respeito da história da paróquia e da festividade no geral.

As informações foram coletadas através de escritos antigos(trechos de cadernos de senhoras que organizavam os eventos na igreja muitos anos atrás) e também através de pessoas idosas que vivenciaram toda essa transformação na prática do então Povoado Monte Alegre que anos depois chegaria a condição de município independente.

No ano de 1919, o Senhor José Inácio de Fárias, fez a doação de um pequeno terreno para construção de uma Capela onde ao fundo existia um pequeno cemitério de propriedade da família.Nesse período a coordenação da capela estava aos cuidados do Padre Antônio Freitas.

Entre o período de 1934 a 1939, a pequena capela foi demolida e construída uma outra maior, no mesmo local.Naquele período a coordenação estava sendo realizada pelo PE. Evencio e a senhora Maria dos Prazeres Cabelê. No dia 17 de abril de 1929, foi constituído os primeiros grupos da paróquia. No dia 15 de novembro, o grupo recebeu os certificados, ficando responsáveis juntamente com algumas senhoras a catequese no povoado.

No ano de 1968, o Pe. Leon Gregório assume, a direção da capela Sagrado Coração de Jesus, onde até este período a comunidade celebrava ao seu padroeiro em tríduo.Após o ano de 1970 inicia-se os novenários, em honra ao Sagrado Coração de Jesus, e no ano de 1974 inicia-se a reforma e ampliação da atual igreja, sendo inaugurada seis anos após, no ano de 1980.Durante esse período a Capela pertencia a Paróquia de Nossa Senhora da Glória.

No dia 03 de março de 1989 foi inaugurado A Casa das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus. Nesse período as irmãs Estefânia e Aparecida Oliveira estavam a frente dos trabalhos, contribuindo enormemente para o desenvolvimento do já município de Monte Alegre.No mês de julho do mesmo ano foi implantada a pastoral da Criança .
No dia 03 de janeiro 1990 foi empossado o primeiro administrador paroquial, o PE. João Antônio do Nascimento. Também neste mesmo ano por intermédio da Irmã Benigna inicia-se o terço pelas casas das famílias com a imagem da Mãe Rainha.
A então capela foi elevada a categoria de paroquia no dia 04 de outubro de 1995.

Izaque Vieira / Redação Sou de Sergipe

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR