fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Como o hambúrguer surgiu?

Um lanche com hambúrguer 90g e outros complementos, como mussarela, bacon e outros, é o favorito de muitas pessoas. De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Gastronomia, nos últimos anos, o consumo de hambúrguer cresceu 575% no Brasil.

Apesar de ser um grande número, ele não é de se assustar, considerando que o hambúrguer tem se popularizado mais a cada dia, não somente em fast foods, mas também em grandes restaurantes com versões gourmet.

Pensando nisso, e como o lanche feito com hambúrguer bovino brasa e outros complementos é muito presente na dieta das pessoas, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a história do hambúrguer. Confira.

Origem do hambúrguer

Existem indícios de que o hambúrguer foi criado nos Estados Unidos por imigrantes alemães, que embarcaram no porto de Hamburgo — nome que tem muita semelhança com “hambúrguer”.

Porém, antes disso, os ingredientes indispensáveis para compor o lanche já tinham sido criados, como a carne moída utilizada para fazer o hambúrguer, que foi criada no século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental, conhecidas como Tártaros.

Com a junção desses ingredientes, o lanche que atualmente é feito em massa, podendo ser feito inclusive em residências com uma caixa de hambúrguer brasa e outros ingredientes, foi criado.

Foi em 1904, na feira mundial Saint Louis realizada nos Estados Unidos, que o hambúrguer foi oficialmente apresentado ao público americano e mais para frente, se tornou um grande símbolo do país.

 

Evolução do hambúrguer

O hambúrguer foi criado para suprir as necessidades dos consumidores na época — na qual as pessoas estavam com menos tempo livre para fazer o preparo de alimentos, principalmente por conta do avanço da industrialização nos Estados Unidos.

Essas receitas, como o hambúrguer, que são fáceis e de rápido preparo, são conhecidas como fast food, tipo de alimento muito consumido no Brasil e em vários lugares do mundo.

Com o passar do ano e a popularização do hambúrguer, a variedade dos recheios aumentou consideravelmente, assim, as grandes redes de fast food conseguem agradar uma quantidade maior de clientes.

Esses lanches e outros acompanhamentos, como a batata frita, são geralmente feitos com óleo de soja, sendo prejudiciais à saúde se consumidos regularmente.

 

O hambúrguer nos dias atuais

Nos dias atuais, o hambúrguer é vendido em muitos restaurantes, principalmente em franquias espalhadas através de todo o mundo. Essas franquias contam com o fornecimento de carne bovina no atacado, para que esses lanches possam ser feitos em grande quantidade e de forma rápida.

A maior tendência atualmente, é a procura por lanches mais elaborados e com um sabor de maior qualidade, como é o caso do hambúrguer gourmet, preparado por restaurantes que contam com uma distribuidora de carnes de qualidade, e possuem os melhores ingredientes do mercado.

Assim como quando foi criado, o hambúrguer continua conquistando paladares e se aperfeiçoando com diferentes ingredientes todos os anos!

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: