Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Dr. Samuel cobra pagamento do Seguro Defeso para mais de 8 mil pescadores em Sergipe

A falta de pagamento do Seguro Defeso para pescadores do estado foi pauta do deputado Estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania 23), durante discurso na Assembleia Legislativa desta quarta-feira (3). Após denúncias feitas por pescadores e marisqueiras de que, desde dezembro de 2018 estão sem receber, o parlamentar buscou dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o instituto, de 24 mil pessoas cadastradas no Seguro Defeso, mais de 8 mil estão sem receber os valores. Dr. Samuel pediu providências no pagamento do Seguro.

Foram recebidas denúncias dos pescadores de Ilha das Flores, Propriá, Estância, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. “Pais de família estão sofrendo pelo não pagamento do Seguro Defeso. A região mais afetada foi a de Nossa Senhora do Socorro, só em uma colônia, mais de 400 pessoas estão sem receber o Seguro, desde dezembro do ano passado. Ninguém sabe como será resolvido”, lamentou.

O novo período de defeso começou na última segunda-feira (1) e segue até maio. “Ontem teve uma manifestação na colônia de pescadores do município de Pirambu, são pessoas que vivem e dependem da pesca e muitas vezes o valor do Seguro é para a própria subsistência. Nós estamos mostrando a realidade muito difícil desse povo”, afirmou o deputado.

O parlamentar informou ainda que nesta quarta-feira irá ao INSS verificar o problema. “A gente sabe que quando estamos sem receber, acumulam-se as dívidas. Ainda hoje, vou no INSS verificar se eles têm uma previsão para resolver esse problema que está afetando diversos municípios”, garantiu.

Ascom/Samuel Carvalho

COMENTE!