fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

FAKE NEWS: O mal do século

O termo FAKE NEWS é usado para se referir a notícias falsas ou imprecisas que são publicadas todos os dias na Internet. Essa expressão, que significa literalmente “notícias falsas” já existe há bastante tempo. No Brasil, não é difícil receber fake news no Feed de Notícias do Facebook ou em mensagens de grupos no WhatsApp, onde são usadas, até mesmo, para espalhar vírus e aplicar golpes em usuários do aplicativo. As notícias falsas, no entanto, vão além de brincadeiras inocentes na Internet e têm feito vítimas reais.

Na manhã dessa terça-feira (03), um homem conhecido como; Luan Santana de Jesus, foi preso por suspeita de roubo de celulares, logo, colocamos no título da matéria “Luan Santana é preso por suspeita de roubar celulares”. O título causou alvoroços nas redes sociais e consequentemente algumas críticas, claro que não foi o cantor Luan Santana, se o fosse o titulo estaria assim: “Cantor Luan Santana é preso por suspeita de roubar celulares” .

Em 2014, por exemplo, Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte no município do Guarujá, em São Paulo, após uma página do Facebook confundi-la com uma sequestradora de crianças.

O FAKE NEWS tem prejudicado muita gente desde que a era da internet com suas redes sociais foram inventadas e é comum ver pessoas tendo suas vidas destruídas por conta de uma falsa notícia. O portal Soudesergipe hoje conta com uma página com quase 70 mil curtidas e mais de 20 grupos de WhatsApp, onde todos dias sem exceção recebemos inúmeras informações que não são verdadeiras.

Por isso no dia de hoje lançamos a CAMPANHA, DIGA NÃO AO FAKE NEWS, uma noticia falsa pode matar muita gente.

Maycon Fernandes/Jornalista DRT 0002304/SE

COMENTE!