O ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda, será homenageado durante uma semana de exibição de curtas e distribuição de prêmios de roteiro. O evento será realizado a partir desta terça-feira (7) até o sábado (11), no Centro Cultural de Aracaju (SE). Déda morreu em 2013 em decorrência de complicações provocadas por um câncer.

O evento será aberto nesta terça-feira (7), às 13h, com uma mesa de debates sobre a produção audiovisual na década de 1970 com a participação de Beatriz Góes Dantas, Floriano Santos Fonseca, Ivan Valença, Jorge Lins e Oliveira Junior.

A Mostra Marcelo Déda será realizada até o dia 15 de março, com exibições de curtas produzidos, roteirizados ou dirigidos por Déda. “Com uma filmadora Super 8 na mão ele viu a cidade pelos olhos do cineasta. Marcelo Déda tem um capital político que todo mundo conhece, mas tem também em seu currículo a gravação de alguns curtas metragens. Vamos exibir essa produção e lançar também o prêmio que leva seu nome”, afirmou Sílvio Santos,  presidente da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju).

Prêmio
No sábado será lançado o ‘1º Prêmio de Roteiro Marcelo Déda’. A Funcaju e o Instituto Marcelo Déda vão premiar três roteiros no valor de R$ 2 mil cada. O edital vai ser lançado no dia 13 de março no site do órgão municipal. As inscrições vão até o dia 13 de abril.

A programação inclui a apresentação da Orquestra de Meninos e a abertura da exposição de fotografias ‘Semeando Sorrisos’, da fotojornalista Janaína Santos. Confira abaixo a programação da Semana Marcelo Déda de Cinema:

Terça-feira (7)
13h – Mesa de Debate
Geração Super 8 – A produção audiovisual na década de 70
Mesa: Beatriz Goes, Floriano Santos Fonseca, Ivan Valença, Jorge Lins e Oliveira Junior.

14h30 – Exibição de curtas
‘Carro de Bois’
Direção, roteiro e argumento de Floriano Santos Fonseca. Produção: Clube de Cinema de Sergipe. Montagem: Evandro Hora. Fotografia: Marcelo Déda Chagas. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção.  100m/24q (17min), son., color., S8.

‘São João: Povo em festa’
Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro: Marcelo Déda Chagas, José de Oliveira Jr. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção. 73m/24q (12min), son., color., S8.

Quarta-feira (8) a quarta-feira (15)
Mostra Marcelo Déda
13h – Exibição de curtas
‘Carro de Bois’
Direção, Roteiro e Argumento: Floriano Santos Fonseca. Produção: Clube de Cinema de Sergipe. Montagem: Evandro Hora. Fotografia: Marcelo Déda Chagas. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção.  100m/24q (17min), son., color., S8.

‘São João: Povo em festa’
Clube de Cinema de Sergipe. Narração: Jairo Alves. Roteiro: Marcelo Déda Chagas, José de Oliveira Jr. Aracaju: Clube de Cinema de Sergipe, 1979. Não-ficção. 73m/24q (12min), son., color., S8.

 

Via G1 SE

 

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR

Músico,Jornalista DRT 0002304/SE, Repórter do Programa Voz da Cidadania e apresentador do Programa Expressão Livre.