A Honda acaba de apresentar a Biz 2018 renovada, entre as novidades estão detalhes visuais, painel digital, maior espaço no bagageiro e o sistema de frenagem CBS que será item obrigatório em todas as motos em 2019.

A sigla CBS em inglês quer dizer “Combined Braking System” (sistema de freios combinados, em tradução livre). É mais barato e também diferente do ABS.

Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para frear a roda da frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.

Eu Quero Pilotar | Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

A ideia do CBS é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois, já que a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. Com o sistema, a moto consegue parar antes.

LEIA TAMBÉM

Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

Porém o sistema somente entra em ação caso o freio seja pressionado com força, utilizando todo o seu curso, para entrar em ação a frenagem na roda dianteira. O acionamento do freio combinado ocorre de maneira progressiva. Com leves toques sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.

Eu Quero Pilotar | Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

Tanto a Biz 110i como a 125i compartilham mudanças no design que receberam o novo grupo ótico frontal, painel inédito e laterais e rabeta com novo desenho, além de novas opções de cores de assento e partes internas. No aspecto da praticidade os destaques são a ampliação do espaço sob o assento, novo sistema de abertura do banco, um inédito gancho retrátil para transporte de bolsas, sacolas ou mochilas na face posterior do escudo e tomada de força 12V.

Eu Quero Pilotar | Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

No aspecto técnico as Biz em versão 2018 mantém os modernos motores de 110 e 125cc alimentados por injeção eletrônica PGM-FI. Os motores contam com arrefecimento a ar e aceitam tanto etanol como gasolina. O câmbio é do tipo semiautomático de 4 marchas e a Honda promete um conjunto bem eficiente, com baixo consumo e fácil de pilotar.

LEIA TAMBÉM

Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

Segundo a Honda a Biz 2018 chega ao mercado a partir de hoje nas versões 110i e 125i. Os valores são R$ 7.590 e R$ 9.390, respectivamente, e contarão com três anos de garantia e sete trocas de óleo gratuitas.

Eu Quero Pilotar | Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

LEIA TAMBÉM

Como Pilotar Moto Com Mais Segurança

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR

Gladson Cardoso – Empresário, Profissional de Marketing de Rede, Jornalista DRT/SE 1.871