Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Peritos iniciam coleta de material genético em 29 internas do presídio feminino

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), realiza nesta quarta-feira, 30, às 9h, coleta indolor de material genético em 29 internas do presídio feminino, situado no município de Nossa Senhora do Socorro. Na oportunidade peritos do IAPF utilizarão equipamento adequado para coleta do material das mulheres condenadas (que passaram por julgamento), como forma de cadastrar e compartilhar informações genéticas na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBGP).

A ação, resultado de Termo de Cooperação Técnica firmado entre a SSP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), busca subsidiar informações, em âmbito nacional, no campo das apurações criminais e identificação de pessoas desaparecidas. No Brasil, já existem mais de 18 mil perfis genéticos definidos.

A Rede foi concebida a partir da utilização do sistema CODIS (em inglês, Combined DNA Index System), desenvolvido pelo FBI, instituição que compõe a segurança federal dos Estados Unidos. O programa é de propriedade da unidade de investigação norte-americana e é licenciado para as instituições de segurança pública que compõem a rede brasileira.

Fonte: SSP Sergipe

COMENTE!