fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Realizada a primeira cirurgia em bebê no útero da mãe pela rede pública de saúde

São Paulo 1/7/2021 – Demos um grande passo para transformar a vida de inúmeros recém-nascidos e, ao mesmo tempo, para reduzir gastos da área da saúde

Procedimento corrige má formação da coluna e limita a possibilidade de outros problemas de saúde

No dia 24 de junho, a maternidade do Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha foi palco da primeira cirurgia pré-natal da rede municipal de saúde do município de São Paulo. Um bebê de 24 semanas de gestação, ainda dentro do útero de sua mãe, foi submetido a uma importante e complexa cirurgia, para corrigir a má formação óssea de sua coluna, chamada mielomeningocele, responsável por causar hidrocefalia e diversas outras complicações.

O procedimento limita a possibilidade do surgimento de problemas de saúde adicionais, garante qualidade de vida e só foi possível graças à parceria de treinamento e ensino firmada entre a rede municipal, o Grupo Santa Joana e o HCor.

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário de saúde Edson Aparecido acompanharam a cirurgia no anfiteatro do hospital ao lado de inúmeras autoridades e profissionais de saúde, entre elas o vereador Rodrigo Goulart, parlamentar que teve participação efetiva nessa parceria, desde o início das tratativas.

“Sem a cirurgia essa criança poderia ter uma série de complicações e problemas de saúde graves, o que causaria muito sofrimento à família e também novas despesas para o sistema público. Demos um grande passo para transformar a vida de inúmeros recém-nascidos e, ao mesmo tempo, para reduzir gastos da área da saúde e aprimorar esse orçamento. Fico muito feliz por ter atuado em todas as reuniões entre a rede pública, o Grupo Santa Joana e o HCor, e por ter o privilégio de acompanhar essa realização histórica no dia de hoje. Gostaria de cumprimentar, mais uma vez, todos os profissionais da saúde, em especial, neste caso, o Dr. José Alfredo, diretor da Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha e o Dr. Fabio Peralta, pioneiro neste tipo de cirurgia no Brasil. Esperamos que essa seja a primeira de muitas na rede pública”, comemorou o vereador Rodrigo Goulart.

Website: https://www.facebook.com/RodrigoGoulartOficial

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação