Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Como lidar com as imperfeições e falhas do seu parceiro

Parece-me que o relacionamento amoroso é uma das áreas mais importantes da vida das pessoas. Paradoxalmente, esta importância é mais bem percebida quando a relação não existe ou já está insatisfatória, tendo se transformado numa insuportável rotina. Por isso mesmo, é de vital importância aprendermos a lidar com as imperfeições e com as falhas dos nossos parceiros amorosos, se quisermos ser felizes.

Como lidar com as imperfeições e falhas do seu parceiro

Sabemos que a rotina faz parte do mundo dos hábitos e nasce nas vísceras da relação. Mas ela não é a única vilã de um relacionamento e nem toda rotina é prejudicial a ele. Talvez, a maneira como encaramos a rotina seja parte do problema. Sempre, e a qualquer tempo, se pode promover ajustes num relacionamento.

É certo que vão existir os conflitos dentro da relação porque eles são uma consequência natural da intimidade e da interação do casal. Isso acontece porque cada pessoa dentro da relação traz seu histórico de vida, comportamentos, manias, defeitos e todo o seu mundo subjetivo. É necessário se estar atento para perceber se essas diferenças poderão ser incompatíveis a ponto de se tornar uma real ameaça ao futuro da relação.

Como lidar com as imperfeições e falhas do seu parceiro

Depositar no parceiro a “obrigação de nos fazer felizes” é o caminho certo para a falência da relação. Temos sempre muitas expectativas introjetadas a respeito do papel do outro na relação. E quando nossas expectativas não são atendidas, começam os desentendimentos.

Se não houver engajamento dos parceiros, com certeza será difícil manter um relacionamento amoroso saudável. Um investimento amoroso requer uma imensa capacidade de mudança, adaptação e muita flexibilidade.

O desconhecimento da dinâmica dos relacionamentos amorosos pode ser perigoso e até fatal para a parceria. Ignorar determinados aspectos do relacionamento pode, com o passar do tempo, acumular mágoas, ressentimentos e até conduzir a um enorme tédio. Tédio instalado pode ensejar que o casal, pouco a pouco, passe a viver uma vida amorosa paralela. Pode parecer que a rotina é a grande vilã dos relacionamentos amorosos, mas ela não caminha sozinha.

Há um outro hábito, extremamente nocivo, que pode levar o casal a entrar num buraco negro dentro da relação, com uma velocidade exponencial. Trata-se do hábito de colocar foco exclusivamente nos defeitos e pontos fracos do parceiro amoroso, fazendo cobranças insuportáveis e irritantes, como se fôssemos fiscais do relacionamento. Isso leva ao afastamento do casal e à consequente perda da intimidade.

O foco não é a verdadeira realidade, porque é a visão de uma pessoa; é apenas uma percepção do modo como as coisas realmente são. O foco vai determinar, portanto, se você percebe sua realidade como boa ou má, promovendo estados de alegria ou de tristeza. E, seu estado emocional negativo poderá comprometer seu relacionamento afetivo.

Quer saber como salvar o seu casamento de uma vez por toda? CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO QUE MUDOU A VIDA DE UM CASAL DA ÁGUA PARA O VINHO )

Somos seres imperfeitos. Todos temos pontos fracos e fortes. A questão é saber como lidar com isso.

Quando colocamos o foco numa situação, seja ela qual for, a tendência é superdimensioná-la. Ou seja, tudo em que focarmos, aumentará. Quanto mais fixarmos nossa atenção num problema, menor será nossa capacidade de resolvê-lo. A solução só virá se conseguirmos enxergá-la e colocar o foco no que queremos e não ao contrário. Para isso precisamos ser flexíveis.

Como lidar com as imperfeições e falhas do seu parceiro

A diferença entre as pessoas teimosas e as perseverantes é que, a teimosa faz tudo sempre igual, do mesmo jeito. A pessoa perseverante varia comportamentos para o mesmo objetivo. Portanto, esta última é muito mais flexível.

Quando decidirmos sair do comodismo, fazendo tudo sempre do mesmo jeito e, agimos de maneiras diferentes, fazendo coisas novas, sem dúvida, conseguiremos atingir o padrão da flexibilidade.

Então, que tal você lançar mão de comportamentos diferentes para ser mais feliz nos relacionamentos amorosos? Vale a pena, não acha?

Da próxima vez, ao invés de colocar foco nas imperfeições e pontos fracos do seu parceiro, passe a focar nos acertos e pontos altos dele. Você não imagina a vantagem disso.

Quer saber como salvar o seu casamento de uma vez por toda? CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO QUE MUDOU A VIDA DE UM CASAL DA ÁGUA PARA O VINHO )

 

Como Salvar Meu Casamento  S.O.S. Casamento

COMENTE!