Na manhã de hoje,(29/11), aconteceu uma reunião no município de Poço Redondo, no auditório de EMDAGRO para tratar de questões relacionadas ao Crédito Fundiário, com a participação de representantes do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pronese, Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura e Diversos agricultores.

O Delegado Federal, Tonhão reforçou na reunião que pretende apoiar esse e outros projetos que podem se materializar através da organização e da parceria entre os órgãos e entidades para assim diminuir a burocracia, tornando a proposta mais rápida para atender os agricultores interessados no programa.

Agora, os delegados passaram a ter mais participação na execução do Programa. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União atribuiu às Delegacias Federais do Desenvolvimento Agrário (DFDAs) a competência de atuar na gestão e execução do PNCF, podendo contar ainda com o apoio das Unidades Técnicas Estaduais.

Na reunião dessa quarta feira, o Secretário de Agricultura de Poço Redondo, Péricles Rodrigues, reforçou a importância dos delegados para levar as políticas públicas, e disse contar com eles para a boa execução do Programa. O objetivo da portaria é dar celeridade, segurança, transparência, e, principalmente, sustentabilidade ao PNCF”.

As Delegacias são o meio mais ágil dos agricultores familiares obterem informações e auxílio sobre as políticas públicas federais para a agricultura familiar.
Robson Francisco, representante do CMDS,afirmou que vai atuar bastante na organização junto as associações. “Vamos continuar buscando o apoio do estado para garantir que o Programa flua melhor.

Na ocasião, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a Lei nº 13.340, que auxilia na liquidação das dívidas do PNCF e também sobre quais procedimentos a serem tomados, para formar novos grupos de interesse, no intuito de expandir ainda mais o programa no município.

Para o delegado de Sergipe, Antônio Fernandes(Tonhão de Monte Alegre), a capacitação e interação entre os participantes foi de fundamental importância para a aplicação dos trabalhos. “É muito importante a gente ter essa interação e conversa. Assim, estaremos capacitados e também capacitando os agricultores e lideres comunitários para assim melhor desempenhar essa função da melhor maneira possível”.

Sergipe é um estado que tem muitos contratos do PNCF. Tonhão ainda afirmou que vai se empenhar para que os Sergipanos continuem contratando, mas que também colham os frutos do investimento e paguem as parcelas em dia.

Ainda na pauta desta quarta feira foram destacados outros pontos importantes, como os sistemas que auxiliarão os trabalhos dos delegados e a interação com outras políticas públicas, como assistência técnica e o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

Deixe seu comentário abaixo

Comentários