Ontem, lançaram, junto aos escritores (as), a Antologia do III Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados. Nesta edição, 98 escritores enviaram seus textos e somos gratos a cada um de vocês por terem acreditado e confiado no projeto.
A Antologia é composto por 56 poemas e 42 prosas. Além disso, há 7 poemas de estudantes que participaram do III Concurso de Poesia do Centro de Excelência 28 de Janeiro realizado em 2018 (São alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e do Ensino Médio) e 9 textos dos ganhadores do II Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe.
A novidade desta edição foi o concurso para a escolha da capa da Antologia. Recebemos trabalhos de dois artistas Raulino Dantas e Reginaldo Pereira. Após a análise do material a Comissão escolheu a arte do artista Raulino Dantas por retratar a feira do nosso município, sendo um patrimônio cultural que fará 100 anos em 2020. A Comissão Organizadora se preocupa em enfatizar algum aspecto local para torná-lo mais evidente na capa das antologias e abre espaço para artista da terra, pois a ideia é que todos possam ter o seu espaço reservado neste projeto.
A nossa ação não reflete na busca de lucro financeiro, mas no resgate da cultura local e na busca do incentivo ao universo da leitura e da escrita para os nossos jovens que tanto necessitam de um olhar especial do poder público. Precisamos resgatar e preservar a cultura local, porque sem ela perderemos a nossa identidade e o homem sem história não tornar-se-á sujeito.
Agradecemos aos 98 escritores advindos de diversas localidades (Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Aracaju, Paulo Afonso, Japaratuba, Siriri, Feira Nova, Aquidabã, Nossa Senhora Aparecida, Gararu, Porto da Folha, Pão de Açúcar – AL, Santana do Ipanema –AL, Cristinápolis, Carmópolis, Poço Redondo, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Governador Celso Ramos – SC, Rio de Janeiro, Resplendor-MG, , Dourados-MS) que disponibilizaram as suas produções, Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe na pessoa da prefeita Marinez Silva Pereira Lino pois ao ter conhecimento do Encontro abraçou a ideia e se colocou a disposição para ajudar.
A Prefeitura Municipal financiou uma parte desta antologia, sem essa contrapartida teríamos grandes dificuldades, ao presidente da Câmara Municipal, Sérgio Gois, Academia Gloriense de Letras na pessoa do seu presidente Lucas Lamonier, Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) na pessoa do seu presidente Uberlange e seu vice-presidente Tinho Santana, aos diretores, professores, funcionários, pais e estudantes das escolas municipais e estaduais do nosso município, à Lumia Escritório de Design na pessoa de Rubens Ferreira, ao Supermercado Victor & Millena, Gráfica Infographics na pessoa de Karina, ao artista plástico monte-alegrense Raulino Dantas pela imagem da nossa capa, aos músicos da noite, aos amigos (as) por possibilitarem a participação de jovens estudantes na Antologia e a Anderson da Bahia Soluções.
Estiveram presentes ao lançamento da Antologia Valdete Alves Oliveira – Professora e Pesquisadora da História de Monte Alegre de Sergipe, Marinez Silva Pereira Lino – Prefeita Municipal de Monte Alegre de Sergipe, Acrísio Pereira – Vereador do município de Monte Alegre de Sergipe, Domingos Pascoal de Melo – Membro da Academia Sergipana de Letras, Tinho Santana – Vice-Presidente da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) e Presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS), Lucas Lamonier Silva Santos – Presidente da Academia Gloriense de Letras (AGL), Matheus Borges ´Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Raulino Dantas – Autor da capa da Antologia, Joelino Dantas – escritor Membro da Academia Gloriense de Letras, José Cleuso de Freitas – Secretário Municipal de Planejamento, Luciano Lino – Secretário Geral, José Antenor Aguiar – Presidente da Academia de Contadores de História de Sergipe, Solange da Gama Pinhiro – Presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Ex-prefeito Antônio Fernandes (Tonhão), Ex-vereador TT, Profª Simone Fonseca de São Miguel do Aleixo, Egicyane Lisboa e Anneth Feitosa – Membros da Academia Canideense de Letras e Artes, Tonho Ramos e Eluzia, Membros do grupo teatral “Foi por você”, Profª monte-alegrenses Fátima Barros, Cicera Barros, Joselma e Janeilma.
Nosso muito obrigado! Nada faremos sozinho. Lembrem-se que a liberdade de escrever nos dará o domínio do mundo através da palavra. Desde já convidamos a todos para produzirem seus textos e apresentarem no III Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, em 2020.
Comissão Organizadora do EEMAC