Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) passaram a madrugada desta segunda-feira (20) combatendo o incêndio no Parque Nacional da Serra de Itabaiana, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O fogo começou na tarde de domingo (18) na área de reserva ambiental localizada no interior de Sergipe.

De acordo com Marleno Costa, chefe do Parque Nacional Serra de Itabaiana, choveu durante a madrugada e isso ajudou a resfriar o solo. “As equipes passaram a madrugada contendo as chamas e por volta das 2h caiu um sereno que ajudou a diminuir a intensidade do fogo. Mesmo assim, ainda não é possível afirmar se o incêndio foi controlado porque há muita neblina na serra na manhã desta segunda-feira”, explicou.

A assessoria de comunicação do Grupamento Tático Aéreo (GTA) informou que está à disposição durante essa operação de combate ao fogo, mas que ainda não recebeu solicitação para sobrevoo nesta segunda-feira. “O helicóptero foi usado no domingo (19) para o transporte de bombeiros e equipamentos para as áreas de difícil acesso”, afirmou o assessor Ricardo Pinho.

Para o fundador do Parque dos Falcões, José Percílio, esse foi um dos maiores incêndios na Serra de Itabaiana porque foi o que chegou mais próximo na unidade de preservação que abriga cerca de 400 aves de rapina.

“As chamas estavam a apenas dois quilômetros vindo em direção ao Parque do Falcão. Passamos a noite em claro preocupados, mas o sereno e o vento ajudaram a afastar o fogo. Agora de manhã não conseguimos ver se o incêndio continua por causa da neblina intensa, mas a expectativa é que volte a chover”, disse Percílio. Uma equipe do Ibama vai ao local para verificar a situação dos animais, pois a fumaça encobriu toda a região.

Área de Proteção
O Parque Nacional da Serra de Itabaiana possui uma área de 8.024,79 hectares de mata atlântica e a criação ocorreu da área de proteção ocorreu em 15 de julho de 2005. No local, existem espécies ameaçadas e protegida como o Lagartinho-de-abaeté (Cnemidophorus abaetensis).

Com informações do g1

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR
Músico,Jornalista, Repórter do Programa Voz da Cidadania..