fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Meio Ambiente: Reunião em Monte Alegre define metas e ações no Combate a Desertificação

Além dos danos sociais e econômicos, a desertificação e a arenização também se constituem como um agravante para inúmeros problemas ambientais, como a destruição das camadas de vegetações superficiais, além da morte de animais, da diminuição na oferta de recursos hídricos e na perda dos solos.

O problema está aumentando e os gestores públicos devem tomar medidas de apoio a médio e longo prazo investindo em educação ambiental e projetos no combate a desertificação.

Na manhã de terça-feira(04), aconteceu uma reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com a participação do Secretário de Agricultura Aroudo, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de obras, o Secretário Geral Luciano Lino e a Prefeita Nena.

O ponto central da reunião foi a questão do grave problema ambiental no qual vem passando o município e também dos programas que deveriam ganhar apoio para que a Politica Municipal de Meio Ambiente seja definitivamente implantada.

Monte Alegre de Sergipe faz parte do Consorcio intermunicipal de Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco onde já é previsto a construção de um Aterro Sanitário de forma compartilhada com outros municípios, e questões como a implantação da coleta seletiva e apoios as práticas educativas nas escolas municipais, podem se transformar em realidade.

Luciano Lino afirmou que o apoio as ações é de vital importância e tudo aquilo que for necessário será feito.

“Meu desejo é que Monte Alegre se tranforme numa referência estadual nas ações de preservação do meio ambiente. Temos que valorizar, buscando ainda mais a conscientização e o apoio da população no cuidado com a natureza”, diz Luciano Lino.

Monte Alegre possui o Plano de Saneamento concluído, com validade para 20 anos, e está apto a conseguir recursos nos ministérios em Brasília que podem beneficiar moradores da zona urbana e rural.

Segundo o Secretário de Agricultura, será adotado medidas para o envolvimento das escolas no projeto de implantação da coleta seletiva acompanhada de ações e palestras.

Entenda como é que acontece a  Desertificação:

 

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação

Política de Privacidade e Cookies
%d blogueiros gostam disto: