Além dos danos sociais e econômicos, a desertificação e a arenização também se constituem como um agravante para inúmeros problemas ambientais, como a destruição das camadas de vegetações superficiais, além da morte de animais, da diminuição na oferta de recursos hídricos e na perda dos solos.

O problema está aumentando e os gestores públicos devem tomar medidas de apoio a médio e longo prazo investindo em educação ambiental e projetos no combate a desertificação.

Na manhã de terça-feira(04), aconteceu uma reunião na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com a participação do Secretário de Agricultura Aroudo, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria de obras, o Secretário Geral Luciano Lino e a Prefeita Nena.

O ponto central da reunião foi a questão do grave problema ambiental no qual vem passando o município e também dos programas que deveriam ganhar apoio para que a Politica Municipal de Meio Ambiente seja definitivamente implantada.

Monte Alegre de Sergipe faz parte do Consorcio intermunicipal de Resíduos Sólidos do Baixo São Francisco onde já é previsto a construção de um Aterro Sanitário de forma compartilhada com outros municípios, e questões como a implantação da coleta seletiva e apoios as práticas educativas nas escolas municipais, podem se transformar em realidade.

Luciano Lino afirmou que o apoio as ações é de vital importância e tudo aquilo que for necessário será feito.

“Meu desejo é que Monte Alegre se tranforme numa referência estadual nas ações de preservação do meio ambiente. Temos que valorizar, buscando ainda mais a conscientização e o apoio da população no cuidado com a natureza”, diz Luciano Lino.

Monte Alegre possui o Plano de Saneamento concluído, com validade para 20 anos, e está apto a conseguir recursos nos ministérios em Brasília que podem beneficiar moradores da zona urbana e rural.

Segundo o Secretário de Agricultura, será adotado medidas para o envolvimento das escolas no projeto de implantação da coleta seletiva acompanhada de ações e palestras.

Entenda como é que acontece a  Desertificação:

 

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

Deixe seu comentário abaixo

Comentários

COMPARTILHAR