O currículo é o primeiro passo para que você possa participar de seleções. Por conta disso esse documento deve seguir um padrão. Lembre-se que o currículo é a primeira impressão que você passará a empresa contratante e, para tal, você deve fazer o máximo para causar um a boa impressão perante seu futuro empregador.

Nesse artigo abordaremos os principais erros que fazem os candidatos não serem convocados para as entrevistas.

1º Erros ortográficos!

Cuidado com erros ortográficos! Lembre-se que o currículo é um documento e como tal, não deve conter erros na escrita pois passará uma má impressão para o empregador. Você não vai querer passar a impressão que não saber escrever direito, não é?

#FICADICA:

antes de imprimir seu currículo peça a ajuda de alguém para revisar o texto, pois assim será mais fácil corrigir possíveis erros.

2º Fotos inadequadas!

Sim, é relativamente comum ver fotos inapropriadas para currículos como por exemplo: fotos de óculos escuros, trajes de banho ou com o candidato em ambientes de festas. Além disso, cada vez mais os candidatos colocam no currículo “selfies”, ou seja, autorretratos.

#FICADICA:

Jamais, anexe ao seu currículo autorretratos ou fotos informais. Mesmo não sendo obrigatório por foto no currículo, caso queira anexar uma foto, dê preferência as do tamanho 3×4 tiradas em estúdio. Lembre-se essa foto precisa ser formal, pois como já abordamos o currículo é um documento.

3º E-mails com nomes Inapropriados!

É muito comum currículos conterem e-mails com remetentes de nomes inadequados para serem escritos num documento como o currículo. por exemplo: gírias, siglas com duplo sentido, apelidos. Tenham muito cuidado pois essa é uma péssima primeira impressão. Isso pode ser algo que o desclassificará de participar da seleção.

#FICADICA:

Crie um e-mail especifico só para assuntos relacionados ao trabalho e estudo e tente criar com um nome formal e lembre-se também de verificar sempre que possível seu e-mail pois, cada vez mais, as empresas estão entrando em contato para marcar entrevistas através dele. Muitos candidatos acabam perdendo a oportunidade de participar porque não viram o e-mail.

4º Erros na digitação de datas!

Tenha muito cuidado e verifique os dados contidos no seu currículo, principalmente, referente a datas e tempo de experiência em cada uma das empresas trabalhadas. Dependendo da situação os erros nessas informações poderão ser interpretados pelo recrutador como uma “mentira” do candidato. Então, verifique tudo antes de colocar no seu currículo.

#FICADICA:

Você pode verificar todas as datas e períodos trabalhados diretamente na sua carteira de trabalho, evite o erro!

CONCLUSÃO

Essas dicas citadas acima são primordiais, e que a partir de agora você nunca deve cometer nenhum desses erros pois são algo que podem fazer com que um candidato perca a oportunidade tão esperada de um emprego.

Fique ligado no Blog Empregos & Carreiras e destaque-se no mercado de trabalho!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão de tema, você poderá me enviar um e-mail: [email protected].

LEIA TAMBÉM

Deixe seu comentário abaixo

Comentários