Você é proprietário de uma empresa? É provável que você esteja sempre à procura de novas táticas para aumentar a produtividade dos funcionários no local de trabalho e o impacto que isso tem em sua linha de fundo. Vamos enfrentá-lo, o mundo dos negócios é altamente competitivo, por isso não é de estranhar que você está continuamente à procura de novas maneiras de tornar sua equipe um pouco mais produtiva.
A produtividade no local de trabalho pode ser afetada por muitos fatores relacionados a pessoas e ao ambiente. Uma vez que você entenda como seus funcionários trabalham, o impacto que o layout do escritório tem sobre suas atividades cotidianas e quais são os pontos problemáticos, você achará muito mais fácil identificar fontes de problemas que possam ter dificultado a produtividade no local de trabalho. Como qualquer ativo da empresa, sua força de trabalho precisa ser cuidada da melhor maneira possível. Sem uma equipe talentosa e motivada, sua empresa lutará para ganhar força e perder sua capacidade de se destacar em um setor competitivo. Então, com isso em mente, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar a produtividade em seu escritório.
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Remover negatividade
A negatividade é contagiosa e pode rapidamente matar a moral de qualquer equipe. É provável que você tenha várias pessoas no seu local de trabalho que às vezes são culpadas disso. Você precisa identificar quem eles são, aconselhá-los a reduzir sua atitude negativa e incentivá-los a serem mais abertos a novas idéias e a trabalhar melhor com os outros. Embora você não possa mudar a visão de uma pessoa durante a noite, você pode gentilmente empurrá-la para uma abordagem mais aberta sobre como ela se comunica com os outros.
Você também deve reconhecer que sua organização também pode desempenhar um papel no papel de um matador de motivação. Um estilo de gerenciamento autocrático pode prejudicar lentamente até mesmo os funcionários mais positivos se eles se sentirem subestimados.
Reconhecer as realizações da equipe
Pode parecer simples, mas uma das melhores maneiras de melhorar a moral e a produtividade no local de trabalho é reconhecer as conquistas das pessoas que trabalham lá. Como gerente, é seu trabalho identificar funcionários que demonstraram tanto trabalho quanto compromisso.
Não cometa o erro de limitar isso à vida profissional do pessoal, como vamos encarar; as pessoas têm muito mais em suas vidas do que o que acontece no escritório. Se alguém competiu em um evento esportivo, ajudou a angariar fundos para uma instituição de caridade ou falar em um evento, não hesite em reconhecer suas conquistas na frente de toda a sua equipe. Pode ser um pequeno gesto, mas coisas assim podem ter um efeito profundo na motivação e produtividade do pessoal.
Melhorar a iluminação
Surpreendentemente, um dos fatores mais importantes que influenciam a produtividade dos funcionários é a iluminação no escritório. Nos meses de inverno, a maioria das pessoas experimenta níveis muito baixos de luz do dia, o que significa que nossos corpos não são capazes de produzir vitamina D. Por isso, nosso sistema imunológico é mais fraco e nosso humor geral pode ser pior do que o normal. Estar sentado dentro de casa durante uma grande parte do dia de trabalho significa que não estamos expostos a tanta luz natural quanto precisamos para funcionar com o melhor de nossas habilidades.
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É importante garantir que seu escritório tenha muitas fontes de luz natural, como grandes janelas, para limitar o uso de luzes artificiais. Se você está preso a um escritório particularmente escuro, pode usar lâmpadas SAD para compensar a exposição reduzida, mas tenha cuidado ao pesquisar adequadamente quais luzes artificiais são as que melhor se adaptam ao seu ambiente de escritório. A iluminação forte pode causar fadiga ocular grave e provocar dores de cabeça, a iluminação fluorescente é o pior agressor quando se trata de impactar as pessoas em um nível físico e sua capacidade de focar os olhos.
Gamificação e Recompensas
Outra abordagem a ser considerada é a implementação de incentivos baseados em desempenho para realmente levar os funcionários a elevar sua produção em um ou dois níveis. Por exemplo, se sua equipe de marketing digital atingir uma meta de receita para o próximo trimestre, talvez você queira dar a eles um dia de folga ou recompensá-los com algum tipo de bônus financeiro. Você não deve pensar nesses incentivos como uma forma de custo para os negócios, já que eles são um investimento para ajudá-lo a obter um ROI mais alto de seus funcionários.
Comunicar melhor
O que você avaliaria no processo de comunicação entre a gerência e os funcionários da sua empresa? Você acha que algumas áreas precisam de melhorias? É provável que você não esteja se comunicando o suficiente com sua equipe de modo natural, você não conseguirá atingir suas metas-alvo. Sem um claro senso de direção, até mesmo os funcionários mais talentosos terão um desempenho inferior às expectativas que você tem para eles. A pesquisa mostrou que os funcionários se sentem fortalecidos se conseguem ter uma comunicação ascendente com a gerência. Esse tipo de comunicação é quando a informação flui para cima em uma organização e geralmente consiste em feedback. Quando os gerentes conseguem ouvir os funcionários e responder, a satisfação no trabalho entre os funcionários tende a aumentar.
Um estudo realizado por Waston Wyatt em 2013 descobriu que as empresas com um processo de comunicação eficaz provavelmente apresentariam níveis mais baixos de rotatividade de mão-de-obra do que as que não possuem.
Aqui estão alguns passos que você pode tomar hoje para melhorar a forma como se comunica com os funcionários da sua organização:
Defina expectativas e metas: como gerente, você precisa fornecer metas claras e alcançáveis para indivíduos e equipes.
Comunique claramente sua mensagem: Mantenha sua mensagem curta, clara e acessível ao público-alvo. Você não quer confundir ou ofender as pessoas.
Seja seletivo em relação ao seu meio: decida se quer fazê-lo cara a cara, impresso ou por e-mail. Falar com alguém pessoalmente é a melhor maneira de criar confiança com os funcionários, mas nem sempre é a melhor opção.
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Atualize todos: verifique se você não está ignorando os funcionários que estão trabalhando remotamente ou aqueles que estão um pouco mais desconectados dos outros membros da equipe.
Ouça: A comunicação é um processo bidirecional. Você deve sempre incentivar o diálogo com seus funcionários, uma vez que ajuda a mostrar respeito e levanta questões pendentes que precisam ser abordadas.
Por: Gabriel Almeida
Empreendedor Digital, Design Gráfico, Amante do Marketing Digital.
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