Se você está pensando em iniciar ou inovar o design da sua loja virtual tenha em mente que é preciso um bom design limpo e elegante, pois irá chamar atenção de quem está navegando enquanto cliente pelo mundo do comércio eletrônico, além disso, esse método faz com que o acesso ao site ocorra de forma mais rápida do que quando existem gráficos, fotos e entre outros. Mas como fazer um design nesse padrão? Vejamos.
Escolha uma plataforma e layout
A plataforma é primordial para quem quer ingressar no ramo do comércio eletrônico, basta ser uma simples e que possua fácil acesso.
Posteriormente observe as demandas que poderão existir para os consumidores, veja as necessidades e invista em cada uma delas, isso dará um diferencial. Ademais, como boa parte dos consumidores hoje está realizando as compras por smartphones ou tablets, é importante que a plataforma tenha um formato responsivo. Esse formato já está sendo utilizado por diversos comércios eletrônicos, bem como em aplicativos para alcançar uma camada maior de consumidores, isso porque os celulares é a principal forma de acesso a internet no Brasil, logo é importante tem um aperfeiçoamento nesse ramo e que não haja um retardamento quando o cliente tenta acessar a loja virtual manualmente seu site pela tela do celular, pois caso isso aconteça o risco do consumidor abandonar a compra é grande. Faça uma pesquisa e veja qual que se enquadra melhor para organização, pois é através dela que os clientes irão se interessar pela sua loja virtual.
Da mesma forma, mantenha um layout organizado, com design de fácil acesso e limpo, afinal basta compararmos a loja virtual com uma loja física, isto é, você está a procura de determinado produto, mas é claro que você vai observar inúmeros outros fatores da loja, como por exemplo, o atendimento, ou até mesmo a decoração, fachada, a organização, o ambiente, a limpeza. No ambiente virtual não é diferente, se ela for diferente e não houver esse ambiente limpo, é bem capaz de não haver a venda e que o cliente não volte mais acessar a loja, nem a divulgue em seu meio social.
Seja cuidadoso com a estética do seu negócio virtual!
Além disso, tenha clareza e objetividade, se for possível deixe com uma boa visibilidade aos principais botões, como por exemplo, “adicionar à sacola” fazendo com que haja uma dinâmica fácil entre a navegação e eles, tente evitar gráficos, o acúmulo de informações e imagens, pois isso poderá a vir atrapalhar o seu negócio a depender de como o cliente venha a reagir ao encontrar tantas informações desse tipo na loja virtual.
Para manter a funcionalidade do design limpo, tente evitar o máximo o uso de “pop ups” e banner que abrem no meio do acesso à página, ao menos que haja um motivo específico para que ele apareça, mas caso não o tenha, melhor evitar, pois além de sobrecarregar a página o cliente poderá se sentir incomodado com o tanto de informação que irá aparecer enquanto ele se encontra concentrado procurando o que realmente a sua demanda.
Dessa forma, não esqueça: embora existam plataformas gratuitas perante o ramo, antes de optar por uma dessas tenha a cautela de analisar o mercado como foi dito anteriormente e faça uma base sólida com aquelas que possuam experiência perante o suporte oferecido e que haja a possibilidade de ter uma administração do seu negócio de forma simples, sem tantas técnicas de conhecimento para isso. Ademais, a organização da sua loja virtual é primordial não só para o seu negócio ou o visual, mas principalmente para que os seus clientes encontrem o que estão procurando de forma objetiva e rápida, daí a importância de ter um designer limpo e aperfeiçoado.