Morre aos 78 anos no Rio, o ator e humorista, Paulo Silvino

Na manhã desta quinta-feira (17), morreu aos 78 anos, o ator Paulo Silvino, que lutava contra um câncer no estômago. Segundo a Central Globo de Comunicação, o humorista morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no início da manhã.

Em redes sociais, o filho mais novo do ator, João Paulo Silvino, lamentou a morte do pai. “Que Deus te receba de braços abertos meu pai amado”.

Segundo a família, Silvino chegou a ser submetido a uma cirurgia no ano passado, mas o câncer se espalhou e a opção da família foi que ele fizesse o tratamento em casa. A filha do humorista, Isabela Silvino, também usou as redes sociais para falar sobre a morte do pai. “Amigos, obrigada por todas as mensagens. Ainda estou naquele processar isso tudo. Mas posso dizer que ele foi bem. Sem sofrer.”, afirmou.

O artista estreou na TV Globo em 1966, apresentando o Canal 0, programa humorístico que satirizava a programação das emissoras de TV.

Paulo Silvino, no papel de Severino, posa para foto com Thalita Carauta e Rodrigo Sant'anna durante gravações do programa Zorra Total em setembro de 2011 (Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)

Vida artística de Paulo Silvino

Autor de bordões que não saem da boca do povo, Paulo iniciou a carreira no rádio, mas já nos anos 1960 se juntou ao elenco da TV Rio. Entre idas e vindas na Globo, estrelou Balança Mas Não (1968) e teve destaque nos programas humorísticos Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Uau, a Companhia (1972), Satiricom (1973), Planeta dos Homens (1976), e Viva o Gordo (1981). Em Zorra Total (1999), seu personagem Severino (que analisa “cara e crachá”) se tornou popular.

Silvino nasceu no Rio de Janeiro em 27 de julho de 1939 e pisou num palco pela primeira vez aos nove anos de idade, quando se atreveu a soprar as falas para um ator de uma peça que o pai participava. Na adolescência, ele se apresentava como crooner de um conjunto de rock, acompanhado por músicos como Eumir Deodato (acordeon), Durval Ferreira (guitarra) e Fernando Costa (bateria).

Seu lado cômico já se manifestava durante os números do quarteto. Quando cantava Singin’ in the Rain, por exemplo, costumava abrir um guarda-chuva no palco. A primeira performance profissional aconteceu em 1956. Anunciado como Paulo Ricardo, para evitar associações com o pai, cantou dois sucessos de Little Richards para a platéia do Programa César de Alencar, na Rádio Nacional. Durante a apresentação, rasgou as próprias roupas e, apoteoticamente, comeu o medalhão de “ouro” que estava usando, na verdade, um biscoito pintado de amarelo.

Na década de 1970, o comediante trabalhou nos programas Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Uau, a Companhia (1972), Satiricom (1973) e Planeta dos Homens (1976). Deixou sua marca como intérprete de personagens lunáticos e criou bordões absurdos como “Ah, eu preciso tanto!”, “Eu gosto muito dessas coisas!”, “Guenta! Ele guenta!”, “Ah, aí tem!” e “Dá uma pegadinha!”.

Fonte: G1

Izaque Vieira / Redação Portal Sou de Sergipe

Izaque Vieirahttp://www.soudesergipe.com.br
Formado em Letras pela UNIT (Universidade Tiradentes); Pós Graduado em Letras pela Facudade Pio X; Formado em Ciências Biológicas ( Faculdade de Ciências Wenceslau Braz) Membro Fundador da ALAS (Academia Literária do Amplo Sertão); Membro Fundador da Banda Sertão Roots

Veja também

Últimas notiicas

Sergipe registra oito novos casos de covid-19 e um óbito neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informou que neste sábado (27), foram registrados oito novos casos de covid-19 e um...

CANINDÉ: Duas pessoas morrem após carro cair em riacho

No início da noite deste sábado, 27, uma forte chuva caiu no município de Canindé do São Francisco. Ruas ficaram alagadas e diversos imóveis...

Polícia Civil prende suspeito de cometer estupro de vulnerável em Itaporanga D’Ajuda

Na tarde de quinta-feira (25), policiais civis da Delegacia de Itaporanga D'Ajuda prenderam em flagrante um homem suspeito de cometer o crime de estupro...

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Estância

Policiais Civis da Delegacia Regional de Estância prenderam na tarde desta sexta-feira (26), Erinaldo Nunes Filho, pelo crime de estupro de vulnerável. De acordo com...

Avicultura ganha Centro global de pesquisas da Trouw Nutrition com foco na redução do uso de antibióticos

Localizado na Espanha, o centro é responsável por análises que vão desde observações de rotina, como o desempenho animal e a qualidade da carcaça,...