fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

SES, UFS e EBSERH discutem parceria em visita ao CER IV

O Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) destinado à atenção das pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual, visual e ostomizados recebeu, na tarde desta segunda-feira, 27, a visita, acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o objetivo de discutir uma parceria para a captação de recursos humanos especializados. Participaram da visita, também, a superintendente executiva da SES, Adriana Menezes, o diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima, além de técnicos da secretaria e da EBSERH.

Com cerca de 7000 m² de área construída, o Centro de Reabilitação está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, e sua estrutura física, considerada como uma das melhores do Nordeste, aliada à estrutura acadêmica da UFS poderá contribuir na oferta de serviços de excelência à sociedade sergipana.

De acordo com o secretário da Saúde, Valberto de Oliveira, a agenda foi provocada pela UFS, enquanto parceira, aproveitando a visita do presidente da Ebserh, para que ele pudesse conhecer o espaço do CER IV.  “É uma conversa sobre a agenda que está em curso com a Secretaria de Estado e esperamos que a condução da Universidade para dentro da Ebserh seja dada dentro das necessidades que a Universidade enxerga para esta possível parceria”, revela.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), tem como finalidade prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como prestar às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres, serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

O presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, destaca que o CER IV é um excelente projeto. “Temos aqui instalações bastante interessantes que poderão perfeitamente cumprir com a tarefa de apoiar um seguimento muito importante da sociedade. Está de parabéns, gostaria de destacar, todo o projeto que tem que chegar até o final que é realmente fazer funcionar. Tudo que a gente vê tem um centro de convergência que é notório e, com certeza, mais adiante, isso aqui estará fazendo um bem, principalmente para um seguimento tão frágil, com tantas dificuldades e que precisa de um lugar como esse para poder ter uma resposta mais positiva para todos. Precisamos ir para adiante e eu vejo que essa iniciativa, um dia tomada, tem que chegar ao seu final que é fazer o bem”, disse.

Para o reitor da UFS, Ângelo Antoniolli, a estrutura do CER IV é muito bem dimensionada e o Estado, em conjunto com a Universidade, poderá fazer do local um Centro de Formação muito bem preparado. “Entendemos que a UFS, o Estado, junto com a Ebserh, compõe um grupo de inteligência e exercício muito importante para tudo isso, então por isso estamos aqui hoje para, justamente, dialogar sobre a possível participação da Ebserh junto com a Universidade, junto com o Estado na composição dessa força, para que essa estrutura possa responder a contento as necessidades do estado de Sergipe”, comentou.

Fotos: Flávia Pacheco

ASCOM SES

COMENTE!