Dentro de uma empresa muitos temas são importantes, desde finanças, estratégia, marketing, RH, contratação de pessoas, endomarketing, metas, vendas, entre muito outros, não é mesmo?
Se olhar para tantas vertentes e estratégias já é difícil, quando se trata de empresas familiares esse desafio parece ainda maior.
Você já trabalhou junto com a família ou já pensou em entrar em uma sociedade desse tipo? Reunimos cuidados essenciais que devem ser tomados nesse momento. Confira!
Como participar de uma empresa familiar e lidar com desafios?
Trabalhar em família tem suas vantagens e desvantagens e é preciso ter muita atenção aos desafios para que eles não se tornem um problema e causem quebras, tanto na interação profissional e em momentos pessoais.
Para te ajudar a refletir sobre essa parceria, listamos dicas efetivas para que os negócios saiam conforme esperado e seja um sucesso em resultados.
Tenha lideranças e organogramas definidos
Não é por estar em família que a empresa não precisa de organização. É preciso definir os papéis de cada pessoa, observar suas qualidades profissionais e não apenas seu papel na família e criar organogramas com todas as funções e suas responsabilidades.
É preciso entender que a dinâmica familiar é diferente de uma estrutura organizacional, portanto, ela não deve ser definida por afeto e relacionamentos interpessoais, mas sim por formações, experiências e capacidades.
Defina regras
Muitos pensam que uma empresa familiar significa trabalhar quando e como quiser, sem regras, horários e definições. Como falamos no tópico passado, é preciso definir papéis, lideranças, funções e, claro, regras.
Para que um negócio dê certo é preciso ter objetivos, metas, planejamento e as regras são essenciais para que tudo ande conforme as necessidades da organização.
É claro que, por vezes, parece mais fácil lidar com imprevistos quando eles acontecem com pais, irmãos, primos e tios. Mas é preciso ter atenção para que imprevistos não virem rotina e façam com que a empresa vire uma bagunça.
Tenha remuneração compatível
É muito comum que empresas e sociedades familiares estabeleçam salários fora da realidade da atividade e do negócio, seja para mais ou para menos e causam conflitos ou inconsistências financeiras na organização.
É preciso ter claro um plano de salário e até mesmo de carreira e ter remuneração compatível para que o colaborador realize. Como já dissemos, a empresa não é apenas uma relação familiar e é preciso que os salários sejam pagos em dia, de acordo com todas as regras trabalhistas e sejam justos.
Cuidado com privilégios
Ninguém deve trabalhar muito mais do que o normal nem ter faltas e atrasos excessivos. Além de ser membro da família, o componente da sociedade é um colaborador, portanto, ele precisa de horários, férias, metas, direitos e deveres.
Independente de qual seja sua posição na hierarquia familiar, é preciso respeitar a hierarquia do negócio e os privilégios não devem existir dentro da organização.
Faça controle financeiro
Um dos grandes erros das empresas familiares é não ter um controle financeiro adequado. Além de ter salário e pró-labores acordados, é preciso ter um planejamento completo para que todas as entradas e saídas sejam mapeadas.
Sem saber de onde vem e para onde vai o dinheiro do negócio, certamente a organização está mais perto do fracasso e isso não pode ocorrer.
Mais do que isso, lembre-se que o caixa da empresa não pode se misturar com as finanças pessoais de quaisquer membros da família. É preciso fazer um controle correto e divisão do orçamento.
Cuidado com as emoções
É natural que dentro das famílias existam relações próximas, conflitos e grande misto de emoções e isso não pode influenciar o dia a dia da empresa. É essencial ter visão de dono e gestor e separar o máximo possível da vida pessoal e profissional.
Tome cuidado para não misturar problemas e alegrias para que decisões não sejam tomadas de forma errada dentro do negócio.
Leve em consideração todas as opiniões, alinhe interesses de todos os componentes e nunca esqueça que a organização está em primeiro lugar e é objetivo comum de todos, certo?
Você já trabalhou com familiares? Já pensou em ter uma sociedade com membros da família? Aproveite nossas dicas e faça uma boa estratégia para seu negócio!