Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Aprenda a proteger seu computador do roubo de informações

Ao longo dos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia e sua utilização cada vez mais presente nas tarefas do dia a dia, assuntos como a segurança de dados e roubo de informações estão ganhando relevância.

Quanto mais utilizamos nossos computadores para pagamentos de contas, armazenamento de arquivos pessoais, troca de arquivos do trabalho e compras online, mais suscetíveis estamos a ataques virtuais.

Os hackers costumam utilizar e-mails, links ou arquivos maliciosos para se infiltrar em seu computador. Ao abrir essas mensagens ou imagens, são instalados vírus ou malwares que buscam capturar informações salvas no sistema, como senhas e arquivos confidenciais.

Para evitar esses ataques e suas consequências, preparamos uma lista com dicas das melhores formas de se prevenir. Confira:

Antivírus

Ter um bom antivírus é o mínimo necessário para proteger seu computador do roubo de informações. Ele não é e nem deve ser o único responsável pela segurança do computador, mas com certeza é uma das principais e mais conhecidas ferramentas.

Existem excelentes antivírus no mercado. As versões pagas costumam ser melhores do que as gratuitas, porque oferecem um suporte maior e mais completo, além de constantes atualizações.

Acessórios Externos

Tenha cuidado ao ligar acessórios externos ao seu computador como dispositivos USB, adaptadores de energia, adaptadores de monitor e cartões de memória.

Dispositivos USB e cartões de memória podem ser facilmente infectados com vírus, então, caso não tenha confiança no dispositivo, não o conecte ao seu computador.

Outro item externo com o qual é necessário ter cuidado são as webcams. Os vírus instalados nelas podem ser usados para capturar imagens do local para onde a câmera está apontada.

Caso queira ou precise utilizar uma, procure por modelos mais novos de webcam, que tenham um sistema melhor de segurança. Modelos com luzes de LED, que avisam quando a câmera está ligada, facilitam a identificação de uso externo.

Firewall




 O firewall é o software responsável por tentar barrar a entrada de itens duvidosos no seu computador. Ele funciona em parceria com o antivírus, pois é quando o firewall falha e o sistema é infectado que o antivírus começa a atuar.

Antispywares

O antispyware é a principal ferramenta para eliminar vírus que tem como objetivo a captura de dados.  São softwares que realizam varreduras no computador em busca de eliminar do sistema spywares, que são os programas deixados por hackers para recolher dados e informações.

Sistema operacional atualizado

Procure manter o seu sistema operacional sempre na última versão. Com ele desatualizado é mais fácil para os hackers conseguirem se infiltrar na máquina. As atualizações costumam trazer ferramentas mais modernas que podem te ajudar na luta contra os vírus.

COMENTE!