Será realizado um evento de despedida para o grupo no Consulado da Irlanda
em São Paulo na véspera de sua viagem
SÃO PAULO, 10 de agosto de 2023 Trinta educadores de vinte e um estados brasileiros e
do Distrito Federal irão embarcar no dia 16 de agosto para completar uma especialização
de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC).
Este é o segundo de três programas financiados pela CAPES em parceria com a
faculdade irlandesa.
Em 2019, dezenove diretores e coordenadores de escolas públicas
de oito estados brasileiros foram apoiados pela CAPES para fazer o mesmo programa.
Espera-se que o próximo edital seja publicado pela CAPES antes do final de 2023.
A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas é um programa com
carga horária de 360 horas que ajuda educadores a desenvolverem habilidades sobre
gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. É um programa projetado para
professores que desejam assumir um papel de liderança em suas escolas.
O Cônsul Geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis, vai receber todos os trinta
educadores brasileiros para um evento de despedida no Consulado na véspera de sua
viagem. O cônsul destacou os laços crescentes e importantes entre o Brasil e a Irlanda,
inclusive por meio de nosso povo e na área da educação.
“A Irlanda passou por grandes avanços econômicos e sociais nas últimas décadas,
graças, em grande parte, ao investimento em educação e a um forte compromisso com
a excelência, a diversidade e a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho”, disse o
cônsul. “Hoje, a Irlanda, um centro multicultural de inovação e criatividade, representa a
economia que mais cresce na Europa. Os brasileiros estão desempenhando um papel
muito positivo nisso, com quase 70.000 brasileiros chamando a Irlanda de sua casa.”
A Diretora de Formação de Professores de Educação Básica da CAPES, professora Márcia
Serra Ferreira, destacou a importância de programas internacionais como este oferecido
pela Irlanda para os professores da educação básica. “Para a grande maioria, essa é
uma primeira experiência de estudos no exterior, vivenciando uma experiência
acadêmica e cultural ímpar em suas trajetórias e que certamente terão efeitos
multiplicadores nas escolas brasileiras.”
Os trinta educadores estarão na Irlanda de agosto de 2023 a junho de 2024 para
completar uma variedade de módulos que incluem: Estilos e perspectivas sobre
lideranças; Aprendizagem e tutoria de professores; Liderança e mudança curricular;
Liderança no contexto das escolas como organizações, entre outros.
Na fase inicial de seleção, 120 educadores foram selecionados para participar em um
programa de inglês online de dois meses e aqueles com o melhor empenho foram
escolhidos para concluir o curso de pós-graduação na Irlanda, com todos os custos
cobertos. Todos os profissionais que concluíram o curso inicial de inglês de oito semanas
receberam uma certificação por sua participação no programa de inglês acadêmico.
(Edital nº 43/2022)
Sobre a Mary Immaculate College
A Mary Immaculate College (MIC) é uma Faculdade de nível universitário com vínculos
acadêmicos com a Universidade de Limerick, localizada na terceira maior cidade da
Irlanda, Limerick.
A faculdade multicampi tem mais de 5.000 alunos matriculados em
cursos de educação, licenciatura e humanas nos níveis de graduação e pós-graduação.
A MIC é a maior faculdade de formação de professores na ilha da Irlanda, formando mais
de 800 professores anualmente. Os graduados da MIC representam quase 40% dos
professores que lecionam atualmente no nível primário do sistema de educação básica
irlandês.
A MIC é reconhecida internacionalmente como um centro de excelência para educação
inicial de professores e desenvolvimento profissional contínuo para professores e
dirigentes escolares até, inclusive, o nível de doutorado. Os ex-alunos da MIC ensinam em
todo o mundo nas áreas de ensino básico, educação especial, educação de adultos e
educação continuada. A MIC mantém parcerias acadêmicas com várias universidades
brasileiras, incluindo PUC/SP, PUC/RJ, UFF, UFMG, UFOP e USP.
A parceria entre CAPES e MIC
A parceria entre a CAPES e Mary Immaculate College começou em 2018, quando trinta
professores premiados pela atuação deles no ensino básico brasileiro passaram uma
semana na Irlanda, analisando o sistema educacional do país europeu. Em 2019, a Mary
Immaculate recebeu 19 líderes educacionais brasileiros que completaram a
Especialização em Mentoria e Liderança em Escolas (Internacional).
Apesar de alguns terem retornado mais cedo do previsto por conta da pandemia, todos completaram o
programa, então migrado para o formato online, e ficaram empolgados com a
experiência. O programa auxiliou não somente na sua trajetória profissional mas
também nas suas vidas pessoais.
Dos dezenove professores, sete seguiram para o nível
de mestrado do curso, em módulo online. O projeto atual representa o segundo de três
editais previstos na parceria entre Mary Immaculate College e a CAPES.
Sobre a Irlanda
A Irlanda é um exemplo bem-sucedido de progresso educacional. Uma pequena ilha
localizada na costa oeste da Europa, a Irlanda mudou sua própria história por meio de
décadas de investimento contínuo em educação. Uma nação que antes enviava
milhares de jovens para países estrangeiros em busca de emprego e de uma vida
melhor, hoje se tornou o oposto.
A Irlanda agora é um lugar aberto, multicultural e
multilíngue, com um compromisso com a diversidade e a inclusão na sociedade e no
mercado, garantindo muitas oportunidades para milhares de jovens de todo o mundo.
A transformação bem-sucedida da Irlanda de uma economia bastante fechada e
protecionista em uma economia baseada no conhecimento, membro da UE e aberta ao
comércio global em apenas algumas décadas, pode ser atribuída, em grande parte, ao
nosso investimento em educação e ao compromisso com a excelência em todos os
setores.
De fato, mais de 1.000 das principais empresas do mundo, como Apple, Facebook,
Google e Pfizer, escolheram a Ilha Esmeralda como sua sede europeia, empregando
graduados das universidades do país todos os anos.
Atualmente, a Irlanda representa a economia que mais cresce na Europa. Jovens de
todos os cantos do mundo, inclusive do Brasil, estão escolhendo a Irlanda como base
para estudar, viver e trabalhar. A Embaixada do Brasil em Dublin estima que cerca de
70.000 brasileiros vivem atualmente no país. Cerca de 15.000 brasileiros viajam
anualmente para a Irlanda para estudar, aprimorar o inglês, e muitos ocupam cargos
seniores em empresas multinacionais.
A Irlanda tem um dos melhores sistemas de ensino (nos níveis primário, secundário e
superior) do mundo, com o Mary Immaculate College sempre à frente das mudanças
necessárias, principalmente no que se refere à formação de professores, o que garante a
reputação internacionalmente reconhecida da Irlanda em termos de qualidade
acadêmica.
Os Bolsistas
Nome Estado Instituição
Ana Cecilia Soja Rio Janeiro Instituto Federal Fluminense
Anna Cecilia Soares
Castor
Paraíba Secretaria Municipal de Educação Lucena
Camila de Oliveira
Barbosa
São Paulo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Claudia Aparecida
Cardoso
São Paulo Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Cleversson Vieira
de Novais
Alagoas Secretaria de Estado de Educação de Alagoas
Daniela da Silva
Duarte Ismail
Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal
Edilei Maecio
Pereira Reis
Bahia Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Edivan Gomes
Barbosa
Ceará Secretaria Municipal Juazeiro do Norte – Ceará
Elias Bernardino de
Gois
Rio Grande do Norte Secretaria de Estado de Educação, da Cultura, do
Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte
Gabriela Staerke de
Rezende
Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal
Gildete Cecilia Neri
Santos Teles
Sergipe Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da
Cultura de Sergipe
Joana Ludwig
Araujo
Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação São Leopoldo –
Rio Grande do Sul
Joel de Jesus Junior Espírito Santo Secretaria Municipal de Educação São Mateus –
Espírito Santo
Leandro Mendes de
Oliveira
Piauí Secretaria de Estado de Educação de Piauí
Lidia Cristina Sousa
de Sena
Amazonas Secretaria de Estado de Educação do Amazonas
Luis Andre Luz Pará Instituto Federal do Pará
Barbas
Luiza Tropia Silva Minas Gerais Secretaria Municipal de Educação Belo Horizonte
Minas Gerais
Manoel Sampaio
Schiavi
Santa Catarina Instituto Federal Catarinense
Marcos Lopes
Carlos
Maranhão Instituto Federal Maranhão
Marineuza Souza
dos Santos
Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação do Rio de
Janeiro
Marcello Pereira
Tamwing
Acre Secretaria de Estado de Educação do Acre
Mirelle da Silva
Freitas
Tocantins Instituto Federal Tocantins
Poliana Sabina
Quintiliano Silvesso
Mato Grosso do Sul Secretaria Municipal de Educação Campo Grande
– Mato Grosso do Sul
Priscila Celia
Giacomassi
Paraná Instituto Federal Paraná
Rafael Ferreira de
Souza
Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação do Rio de
Janeiro
Rogerio Pereira São Paulo Secretaria Municipal de Educação Valinhos – São
Paulo
Rosana Meira Lima
de Souza
Pernambuco Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Universidade
Federal Rural de Pernambuco)
Shirley Pires
Rodrigues
Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação do Rio de
Janeiro
Soraia Streg Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso
Thais Lobo
Junqueira
Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal
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