Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Monte Alegre: “Pedra do Negro”um local rico em história, cultura mas “esquecido”

Esse Patrimônio Cultural de Monte Alegre, representa um Símbolo da Influência do Negro em Nossa Sociedade

A “Pedra do Negro” é um local rico em história, cultura localizado nas proximidades do Povoado Lagoa do Roçado a 16 Km da sede do município de Monte Alegre De Sergipe.

Para todos os moradores e intelectuais, esse verdadeiro Patrimônio Cultural de Monte Alegre, representa um Símbolo da influência do negro em nossa sociedade, comunidade.

O monumento foi batizado pelos moradores de “Pedra do Negro”, pois segundo os mais velhos, contavam que um escravo que buscava refúgio, após ter fugido de alguma fazenda mata a dentro, acabou fixando moradia na rocha, que pela suas condições, ali, acabou vivendo por muitos e muitos anos.

Ainda segundos relatos, tempos mais tarde, durante a época do Cangaço, este mesmo local serviu como esconderijo para Lampião e seu bando. O local na verdade é uma rocha granítica, sendo uma formação muito comum em regiões semi-áridas.




Em Monte Alegre de Sergipe, a semana é toda dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Porém mesmo tendo um imenso valor histórico e cultural, a localidade por não possuir incentivo algum por parte do Poder Público, deixa de receber turistas, alunos, professores e a sociedade para apreciarem as belezas naturais e até possibilitar a geração de renda para a localidade que fica a poucos quilômetros da Rota do Sertão.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, em todo o Brasil, em 20 de novembro, e a data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O Município de Monte Alegre de Sergipe, está localizado as margens da Rodovia Rota do Sertão, possui diversos lugares históricos, turísticos e por falta de sensibilidade de gestores, acaba ficando “esquecido” por conta da não valorização das suas próprias riquezas culturais.

Izaque Vieira / Redação Portal Sou De Sergipe

COMENTE!