Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Prepare um risoto de camarão com cogumelos e surpreenda seus convidados

O Risoto de Camarão é um dos meu pratos favoritos, e fica uma delícia, além de ser muito fácil de preparar. Para que a receita fique perfeita, primeiro precisamos fazer a base do risoto, que serve para qualquer tipo de combinação (Carnes, Queijos, Aves, Peixes e Frutos do Mar). Você poderá testar essa base de acordo com a sua criatividade.

Mas antes de preparar a base do seu risoto de camarão , vou dar algumas dicas importantes

● Sempre use o arroz arbóreo ou o arroz que é indicado para risoto na embalagem. Estes arrozes possuem o formato arredondado e curto, que evita a quebra durante o processo de secagem. Além disso, eles são mais porosos, absorvem mais líquido e soltam mais amido, o que confere cremosidade ao seu risoto.

● Ao finalizar o Risoto de Camarão, coloque um pedaço de manteiga gelada, para derreter já com o fogo apagado. Isso irá dar um brilho na finalização da receita. Usar um parmesão fresco ralado também faz toda diferença!

● Evite usar caldos industrializados, optando por caldos feitos em casa ou comprados em casas especializadas congelado. Faz muita diferença no sabor final do seu prato. Para o risoto de camarão, recomendo o caldo de legumes, mas é possível usar diferentes opções para outros acompanhamentos.

Receita da Base para o Risoto de Camarão

Ingredientes:

● 2 dentes de alho picados

● 1 punhado de arroz arbóreo por pessoa

● 1 a 2 litros de caldo de legumes

● 1/2 taça de vinho branco seco

Modo de preparo

Coloque o caldo para ferver e, quando levantar fervura, coloque em fogo baixo. Em outra panela em fogo baixo, coloque um fio de azeite, o alho picado e frite até dourar levemente. Acrescente o arroz arbóreo e misture até que fique levemente transparente; cerca de 3 minutos. Acrescente o vinho branco e misture até evaporar.

Acrescente aos poucos o caldo com uma concha e mexa até o arroz absorver. Vá acrescentando mais caldo aos poucos. Quando o arroz estiver cremoso, prove para verificar se está “Al dente”. Ele deve ficar um pouco durinho, pois você ainda irá finalizar com os camarões. Desligue o fogo e reserve a panela com o risoto semipronto.

Não falei que era fácil? E como esse risoto de camarão é uma receita especial, recomendo acompanhá-lo com uma bela garrafa de vinho branco ou espumante. Um Chardonay ou Moscatel são excelentes pedidas para este prato. Bom Apetite!

Fonte: Receitas – iG.

COMENTE!