fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Operação Sede no Sertão: Cogerp, PC, PM e Deso combatem furto de água em Nossa Senhora da Glória

O trabalho da perícia tem como objetivo atestar as violações e fornecer subsídios às investigações policiais sobre o crime

Em parceria entre a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), Polícia Civil, Polícia Militar e a Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso), foi deflagrada uma operação de combate ao furto de água na região da cidade de Nossa Senhora da Glória. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 9. O furto prejudica o fornecimento a toda a população, causando a falta de água para toda a população circunvizinha. O objetivo é garantir a manutenção desse bem tão essencial às pessoas de todas as regiões de Sergipe.

O perito criminal Jorge Barreto explicou que as perícias em situações de furto de água são essenciais para fornecer subsídios aos procedimentos investigativos que são conduzidos pela Polícia Civil e remetidos à Justiça. A operação também contou com o apoio da Polícia Militar na garantia da segurança do trabalho pericial.
“Essa operação é realizada desde 2019, em parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Deso, onde atuam o Instituto de Criminalística, sempre com o apoio das delegacias locais e da Polícia Militar. O objetivo é materializar o delito, por meio da perícia técnica, das violações com relação ao furto de água”, detalhou.
O delegado Murilo Gouveia reiterou que a operação tem como objetivo averiguar os hidrômetros, e outros equipamentos relacionados à distribuição de água, com o intuito de constatar as fraudes, que impactam no abastecimento para toda a população da região de Nossa Senhora da Glória.
“Estamos fazendo uma ação conjunta dando suporte à operação, na qual a Deso verifica a fraude em hidrômetros de água. A Polícia Civil dá suporte no sentido de aferir e atestar a prática do eventual flagrante de furto de águia, prática costumeira no sertão sergipano. Através dessa interação entre Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto de Criminalística é feita a materialidade técnica”, enfatizou.
O coordenador das delegacias do interior, Jonathas Evangelista, reforçou que a segurança pública de Sergipe, junto à Deso e à Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), está atuando fortemente no combate às fraudes. “Visando o combate ao furto de água no sertão, com o intuito de fazer cessar essa falta de água, a SSP, a Cohidro e a Deso firmaram uma parceria, por meio de convênio, para a realização de várias operações de fiscalização e combate desse tipo de crime. Fizemos um flagrante por conta de uma irregularidade”, explicou.

O diretor de operações da Deso, Carlos Anderson Pedreira, salientou que as ações terão continuidade e abrangem todo o estado, além da região de Nossa Senhora da Glória. “A intenção da execução dessas ações é cumprir um convênio feito entre a SSP, a Deso e a Cohidro, com a intenção de regularizar as ligações e o sistema, que está deficiente por conta dos desvios e utilização clandestina de água. São ações contínuas e informamos à população que são operações descentralizadas e que abrangem todo o estado de Sergipe”, complementou.
As denúncias de furto de água podem ser encaminhadas à Polícia Civil, responsável pelas investigações da prática dessas violações, que afetam toda a população local. Informações e denúncias podem ser repassadas através do Disque-Denúncia (181). O sigilo do denunciante é garantido.

SSP

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação