Bem-vindo à seção Receitas de comida de bebê com espinafre, onde veremos como e quando apresentar o espinafre ao seu bebê e explicamos por que o espinafre pode não ser a melhor escolha para o seu filho como alimento de desmame precoce.
Fatos sobre nutrição do espinafre
O espinafre contém uma ampla gama de nutrientes, incluindo
- vitaminas A, B2, C, E e K
- minerais incluindo manganês, magnésio, potássio, zinco e selênio
- folatos
- proteína
- Ácidos gordurosos de omega-3
- ferro
- cálcio
Ele também tem propriedades antioxidantes poderosas e pode ajudar a proteger o corpo contra vários tipos de câncer. Além do mais, acredita-se que consumir espinafre ajuda a reduzir a pressão arterial e protege contra o declínio do cérebro relacionado à idade na vida adulta.
Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia
MAS…
O cálcio e o ferro do espinafre NÃO são bem absorvidos pelo corpo humano. Isso significa que o espinafre pode NÃO ser a melhor fonte desses nutrientes para o seu bebê, embora os níveis de ferro e cálcio que ele contém sejam muito altos.
O problema é causado pelos oxalatos do espinafre, que se ligam ao ferro e ao cálcio, inibindo sua absorção pelo organismo.
Será que o espinafre REALMENTE deu a Popeye seus poderes?
Aqueles de nós que cresceram assistindo o marinheiro comedor de espinafre na TV não puderam deixar de acreditar que o espinafre era um alimento maravilhoso, rico em ferro, que nos daria força e poder incríveis!
A verdade, porém, é que as maravilhas do espinafre retratadas no cartoon foram baseadas em estatísticas publicadas em 1870, baseadas em pesquisas científicas precárias e muito imprecisas.
Para aumentar seus níveis de ferro, Popeye pode ter se saído melhor comendo carne vermelha, frango ou até mesmo atum , dos quais o ferro é muito mais facilmente absorvido!
Quando posso apresentar o espinafre ao meu bebê?
Você deve – é claro – falar com seu médico antes de dar o espinafre ao seu bebê.
No entanto, a maioria das fontes sugere que você espere até que seu filho tenha pelo menos 10 meses de idade para introduzir o espinafre.
Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia
Em parte, isso se deve ao fato de que o espinafre pode ser rico em nitratos, que podem se intensificar durante o armazenamento e subsequente reaquecimento.
que a comida caseira para bebês com espinafre não deve ser dada antes dos 3 meses de idade, o que eles reconhecem ser mais cedo do que os sólidos precisam ser introduzidos de qualquer maneira!
Mas – se você ainda estiver preocupado com os níveis de nitrato no espinafre – você pode minimizar ainda mais o risco descartando qualquer água na qual cozinhou as folhas e preparando o espinafre conforme necessário, em vez de cozinhá-lo e armazená-lo para uso futuro.
A outra razão pela qual o espinafre não é comumente recomendado como alimento para o desmame precoce é que o corpo do seu bebê pode ter dificuldade em absorver o ferro e o cálcio que ele contém (conforme mencionado nas Informações Nutricionais acima).
Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia
Embora você possa aumentar a absorção do ferro pelo bebê servindo espinafre junto com alimentos que contenham vitamina C, é muito melhor procurar fontes alternativas de alimentos para garantir que o bebê receba quantidades suficientes desses nutrientes vitais.
Também há pesquisas que sugerem que os oxalatos do espinafre podem até inibir a absorção do cálcio do leite pelo bebê, se os dois forem servidos juntos.
O espinafre, portanto, não deve ser dado ao seu bebê com muita frequência depois de introduzido – e, ao oferecer o espinafre ao seu bebê pela primeira vez – lembre-se de seguir a regra dos quatro dias e observar cuidadosamente qualquer sinal de reação alérgica ou desconforto digestivo.
Escolha e armazenamento de espinafre
O espinafre, que está relacionado à acelga e à beterraba, é separado em três tipos principais –
- Folha plana ou folha lisa, que tende a ser congelada, enlatada ou usada em alimentos processados
- Savoy, que é verde escuro e tem folhas encaracoladas
- Semi-Savoy, com folhas não tão ‘enrugadas’ como Savoy
Se você tiver a opção, escolha semi-Savoy em vez de Savoy, porque as folhas são mais fáceis de limpar!
Procure por cachos de espinafre que tenham folhas tenras, frescas e verdes – se as folhas estiverem amareladas, são velhas e, consequentemente, menos nutritivas.
Recomendamos que você escolha espinafre orgânico para usar em suas receitas de comida de bebê.
O espinafre cultivado convencionalmente agora ocupa o segundo lugar no ranking ‘Dúzia Suja’ do Grupo de Trabalho Ambiental – as frutas e vegetais com maior probabilidade de apresentarem resíduos de pesticidas.
Guarde o espinafre em um saco plástico, na geladeira, mais crocante, onde deve durar cerca de 4 dias (embora seja aconselhável usá-lo o mais rápido possível para aproveitar ao máximo seus nutrientes).
Não lave antes de guardá-lo, pois isso pode deteriorar mais rapidamente.
Como preparar espinafre para suas receitas de comida de bebê
O espinafre precisa ser lavado com MUITO cuidado – mesmo se você comprá-lo pré-embalado em uma sacola que diga que está “lavado e pronto para comer”.
A melhor maneira de lavar espinafre fresco…
É submergir completamente as folhas em uma tigela com água e usar as mãos para ‘agitá-las’, desalojando toda a sujeira. Em seguida, você deve escorrer as folhas e encher a tigela com água fresca, repetindo o processo até que a água na tigela pareça limpa.
PARA COZINHAR ESPINAFRE PARA SEU BEBÊ …
- Apare as raízes e pique quaisquer caules grossos (para que as folhas e os caules cozinhem por igual). Você pode cortar as folhas agora, se quiser, ou cozinhá-las inteiras e depois cortá-las.
- Coloque as folhas em uma panela, mas não adicione água do cozimento – o espinafre vai cozinhar adequadamente com a água que ficou grudada nas folhas durante o processo de lavagem.
- Tampe a panela e cozinhe até que as folhas murchem e ainda tenham uma cor brilhante – isso deve levar apenas alguns minutos.
- Pique bem (caso ainda não tenha feito), bata no liquidificador e sirva.
Ideias de comida de bebê de espinafre
- Adicione o espinafre picado à carne ou lasanha de vegetais
- Purê de espinafre cozido com um pouco de azeite e alho fresco e , em seguida, cubra com parmesão ralado
- Purê com ervilhas e peras cozidas – gostoso e doce!
- Misture o espinafre picado em sopas de vegetais
- Misture os espinafres finamente picados e cozidos com cream cheese para fazer uma pasta simples ou molho.
Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia
Leia também:
Apresentando alimentos sólidos para seu bebê