fbpx
Portal Sou de Sergipe
O portal do Sergipano

Receitas, ideias e informações de comida de bebê de espinafre

Bem-vindo à seção Receitas de comida de bebê com espinafre, onde veremos como e quando apresentar o espinafre ao seu bebê e explicamos por que o espinafre pode não ser a melhor escolha para o seu filho como alimento de desmame precoce.

Fatos sobre nutrição do espinafre

O espinafre contém uma ampla gama de nutrientes, incluindo

  • vitaminas A, B2, C, E e K
  • minerais incluindo manganês, magnésio, potássio, zinco e selênio
  • folatos
  • proteína
  • Ácidos gordurosos de omega-3
  • ferro
  • cálcio

Ele também tem propriedades antioxidantes poderosas e pode ajudar a proteger o corpo contra vários tipos de câncer. Além do mais, acredita-se que consumir espinafre ajuda a reduzir a pressão arterial e protege contra o declínio do cérebro relacionado à idade na vida adulta.

Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia

MAS…

O cálcio e o ferro do espinafre NÃO são bem absorvidos pelo corpo humano. Isso significa que o espinafre pode NÃO ser a melhor fonte desses nutrientes para o seu bebê, embora os níveis de ferro e cálcio que ele contém sejam muito altos.

O problema é causado pelos oxalatos do espinafre, que se ligam ao ferro e ao cálcio, inibindo sua absorção pelo organismo.

 

Será que o espinafre REALMENTE deu a Popeye seus poderes?

Aqueles de nós que cresceram assistindo o marinheiro comedor de espinafre na TV não puderam deixar de acreditar que o espinafre era um alimento maravilhoso, rico em ferro, que nos daria força e poder incríveis!

A verdade, porém, é que as maravilhas do espinafre retratadas no cartoon foram baseadas em estatísticas publicadas em 1870, baseadas em pesquisas científicas precárias e muito imprecisas.

Para aumentar seus níveis de ferro, Popeye pode ter se saído melhor comendo carne vermelha, frango ou até mesmo atum , dos quais o ferro é muito mais facilmente absorvido!

Quando posso apresentar o espinafre ao meu bebê?

Você deve – é claro – falar com seu médico antes de dar o espinafre ao seu bebê.

No entanto, a maioria das fontes sugere que você espere até que seu filho tenha pelo menos 10 meses de idade para introduzir o espinafre.

Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia

Em parte, isso se deve ao fato de que o espinafre pode ser rico em nitratos, que podem se intensificar durante o armazenamento e subsequente reaquecimento.

que a comida caseira para bebês com espinafre não deve ser dada antes dos 3 meses de idade, o que eles reconhecem ser mais cedo do que os sólidos precisam ser introduzidos de qualquer maneira!

Mas – se você ainda estiver preocupado com os níveis de nitrato no espinafre – você pode minimizar ainda mais o risco descartando qualquer água na qual cozinhou as folhas e preparando o espinafre conforme necessário, em vez de cozinhá-lo e armazená-lo para uso futuro.

A outra razão pela qual o espinafre não é comumente recomendado como alimento para o desmame precoce é que o corpo do seu bebê pode ter dificuldade em absorver o ferro e o cálcio que ele contém (conforme mencionado nas Informações Nutricionais acima).

Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia

Embora você possa aumentar a absorção do ferro pelo bebê servindo espinafre junto com alimentos que contenham vitamina C, é muito melhor procurar fontes alternativas de alimentos para garantir que o bebê receba quantidades suficientes desses nutrientes vitais.

Também há pesquisas que sugerem que os oxalatos do espinafre podem até inibir a absorção do cálcio do leite pelo bebê, se os dois forem servidos juntos.

O espinafre, portanto, não deve ser dado ao seu bebê com muita frequência depois de introduzido – e, ao oferecer o espinafre ao seu bebê pela primeira vez – lembre-se de seguir a regra dos quatro dias e observar cuidadosamente qualquer sinal de reação alérgica ou desconforto digestivo.

Escolha e armazenamento de espinafre

O espinafre, que está relacionado à acelga e à beterraba, é separado em três tipos principais –

  • Folha plana ou folha lisa, que tende a ser congelada, enlatada ou usada em alimentos processados
  • Savoy, que é verde escuro e tem folhas encaracoladas
  • Semi-Savoy, com folhas não tão ‘enrugadas’ como Savoy

Se você tiver a opção, escolha semi-Savoy em vez de Savoy, porque as folhas são mais fáceis de limpar!

Procure por cachos de espinafre que tenham folhas tenras, frescas e verdes – se as folhas estiverem amareladas, são velhas e, consequentemente, menos nutritivas.

Recomendamos que você escolha espinafre orgânico para usar em suas receitas de comida de bebê.

O espinafre cultivado convencionalmente agora ocupa o segundo lugar no ranking ‘Dúzia Suja’ do Grupo de Trabalho Ambiental – as frutas e vegetais com maior probabilidade de apresentarem resíduos de pesticidas.

Guarde o espinafre em um saco plástico, na geladeira, mais crocante, onde deve durar cerca de 4 dias (embora seja aconselhável usá-lo o mais rápido possível para aproveitar ao máximo seus nutrientes).

Não lave antes de guardá-lo, pois isso pode deteriorar mais rapidamente.

Como preparar espinafre para suas receitas de comida de bebê

O espinafre precisa ser lavado com MUITO cuidado – mesmo se você comprá-lo pré-embalado em uma sacola que diga que está “lavado e pronto para comer”.

A melhor maneira de lavar espinafre fresco…

É submergir completamente as folhas em uma tigela com água e usar as mãos para ‘agitá-las’, desalojando toda a sujeira. Em seguida, você deve escorrer as folhas e encher a tigela com água fresca, repetindo o processo até que a água na tigela pareça limpa.

PARA COZINHAR ESPINAFRE PARA SEU BEBÊ …

  1. Apare as raízes e pique quaisquer caules grossos (para que as folhas e os caules cozinhem por igual). Você pode cortar as folhas agora, se quiser, ou cozinhá-las inteiras e depois cortá-las.
  2. Coloque as folhas em uma panela, mas não adicione água do cozimento – o espinafre vai cozinhar adequadamente com a água que ficou grudada nas folhas durante o processo de lavagem.
  3. Tampe a panela e cozinhe até que as folhas murchem e ainda tenham uma cor brilhante – isso deve levar apenas alguns minutos.
  4. Pique bem (caso ainda não tenha feito), bata no liquidificador e sirva.

Ideias de comida de bebê de espinafre

  • Adicione o espinafre picado à carne ou lasanha de vegetais
  • Purê de espinafre cozido com um pouco de azeite e alho fresco e , em seguida, cubra com parmesão ralado
  • Purê com ervilhas e peras cozidas – gostoso e doce!
  • Misture o espinafre picado em sopas de vegetais
  • Misture os espinafres finamente picados e cozidos com cream cheese para fazer uma pasta simples ou molho.

 

 

Clique aqui para ver todas as nossas receitas de comida caseira para bebê em nosso guia

 

Leia também:

Apresentando alimentos sólidos para seu bebê

 

COMENTE!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Consulte Mais informação